segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ensinamento familiar

A mãe moderna, carismática, segura, sensível chega em casa e diz à filha mais velha que há algo que ela precisa ver. A primogênita, a princípio, não entende o motivo pelo qual levaria a sua genitora a pedir num tom de ordem a sua presença no quarto. Suspeitou até que houvesse alguma tensão no assunto ou alguma outra coisa que ela não podia imaginar.
E não imaginou mesmo, era uma reportagem, um artigo do jornal local da seção de economia e o título era: Empreender requer estudo, escrita por um jovem chamado Renilson Silva.
Ela imaginou tudo, menos isso: um artigo! e foi então que intencionalmente ou não, a mãe despertou uma curiosidade tamanha naquela jovem que leu as palavras como quem bebe um copo de água quando tem a garganta sedenta.
Eis o texto:

"Diferentemente do Brasil, o ensino médio nos EUA não se caracteriza por buscar uma alta bagagem de conhecimentos, sejam matemáticos, históricos ou geográficos. A escola norte-americana é prática, além disso, procura, antes de tudo, formar cidadãos decididos, com fortes doses de auto-estima e confiança em si mesmos. Se, Nos EUA os jovens são educados desde cedo para se tornarem donos de seu próprio negócio, o brasileiro é preparado para ser empregado. É uma visão talvez um pouco cruel, mas uma realidade histórica. Desde os anos 70, quando teve início o crescimento dos cursos de economia e administração, a maioria daquela geração foi treinada para ser, no máximo, bons gerentes, quem sabe bons diretores e, se Deus ajudasse, bons presidentes de empresas. Mas isso tem mudado.
Cada vez mais, gerações de estudantes estão com uma visão diferente, já sonham com sua própria empresa e, acima de tudo, já trabalham em busca disso, dentro das salas de aula. Há pessoas com forte espírito empreendedor. No entanto, é preciso dar uma forcinha para formar futuros criadores e mantenedores de produtos e serviços de negócios diferenciados e bem-sucedidos. A primeira lição que o país precisa aprender é que empreendedorismo deve ser ensinado em sala de aula, abrindo a mente, a visão e a força de vontade do aluno para um futuro distante do cartão de ponto.Ser empreendedor é ter uma cabeça diferente, que nos liberte das amarras do emprego tradicional, em queda livre em praticamente todo o mundo. Se você deseja enveredar pela trilha do empreendedorismo, saiba que terá sucesso se souber imaginar, conceber e criar algo novo.
Podemos entender como novo um produto ou um serviço diferente do que já existe, visando a atender um público disposto a adquirir este produto ou serviço. E mais: não esqueça que os consumidores, cada vez mais, têm exigido algo que, além da qualidade, também forneça valor. Além da capacidade de ser muito criativo e ativo, o empreendedor precisa ser um bom administrador do tempo. Uma pessoa que seja dona do próprio nariz e do próprio negócio.Empreendedor não é nunca foi um cargo. Não conheço ninguém que seja gerente empreendedor de marketing ou diretor empreendedor de finanças. Ser empreendedor é uma questão de atitude. É a busca constante pela mudança, por coisas novas,mesmo em cenários cada vez mais mutantes e incertos. Cada vez mais, jovens estão se decidindo por esse caminho, que a cada dia se torna mais uma tendência mundial.
A crise financeira global demonstrou que as próprias empresas têm sérios problemas estruturais e até de inovação. Além de reverem seus negócios, muitas estão demitindo grandes quantidades de funcionários, o que reabriu a questão do futuro do emprego. Na opinião do pesquisador nessa área, Vicente Verdú da Universidade de Sorbonne, o emprego tradicional está com seus dias contados.Segundo o pesquisador, o emprego não vai acabar totalmente, mas terá uma drástica redução. Já o trabalho, vale lembrar,é algo bem diferente. Você pode trabalhar - e trabalhar muito - sem necessariamente estar empregado. Pode trabalhar prestado um serviço específico e pontual dentro de um prazo determinado, pode trabalhar desenvolvendo um projeto, empreendendo um novo negócio, entre outras muitas possibilidades. A partir desta ótica, o termo trabalho é muito mais abrangente do que emprego. Curiosamente, é nos tempos da chamada ''crise'' que nascem as grandes idéias, que se transformam em grandes projetos e que acabam criando grandes negócios. O que diferencia o empreendedor profissional do aventureiro de passagem é que o aventureiro tem uma pequena chance de obter sucesso. Mais ainda, mesmo obtendo este pseudo-sucesso, normalmente a prática dá conta de que o sucesso não é sustentável. Na prática um conjunto de fatores diferencia o sucesso contínuo do temporário e a palavra mágica é conhecimento."

Assim, depois de ler o texto em voz alta ,ela percebeu o que aquilo significava, entendeu o porquê do entusiasmo da sua mãe ao tratar a matéria do jornal do dia com tanta importância.
Aquele jovem, o autor do texto, traduziu em simples e claras palavras os pensamentos e idéias que seus pais sempre insistiram em transmitir a ela, os mesmos pensamentos que ela ouvira durante sua criação, e ainda ouvia.
Era típico de sua mãe trazer matérias, frases ou trabalhos com os quais se identificasse para discutir em casa, ratificar suas convicções e o mais importante: aprimorá-las, porque sim, sua mãe era uma mulher sempre disposta a aprender, a melhorar, talvez essa seja a sua maior virtude, tanto quanto suscitar desejos e sonhos em seus filhos. Jamais se esqueceu do dia, ainda criança, em que compartilhou com sua mãe seu profundo desejo de criar, inventar, mesmo não sabendo o quê exatamente e a reação que recebeu foi de extremo incentivo e apoio, e foi exatamente isto que ela recebeu de sua voz materna todas as vezes que confessava uma idéia grandiosa ou um sonho : incentivo e apoio.
Quanto ao seu pai, foi ele o responsável pelo despertar dessas idéias que estavam apenas adormecidas em sua mãe. Ele também era seu motivador,quantas vezes ela o ouvira dizer que existem pessoas que passam pela vida e só, enquanto existem outras que passam pela vida mas permanecem imortais pelas contribuições que proporcionaram ao mundo no seu tempo de existência.Ele semeava a semente que ela deixou germinar,florescer em si, até chegar a um ponto que esse ideal já estava inerente ao seu ser.Ela tinha orgulho do pai que ele era, não só pela lógica dos seus raciocínios e seu poder argumentativo que ela tinha prazer em vencer ( deliciosos minutos de razão) mas principalmente pela hombridade e honestidade das suas palavras.
Eles faziam parte daquele texto, ela viu o maior ensinamento de seus pais ali, naquela folha amassada de jornal.
Como é empolgante perceber que existem pessoas que pensam ou agem como você,o que a levou a perceber que quanto maior é a dificuldade de encontrar pensamentos similares aos seus, maior é o entusiasmo quando eles se encontram.
Afinal,pensamentos assim são raros pois provêm de pessoas incomuns.
Depois, imaginou a fusão dessas idéias, cujo resultado só poderia desencadear a explosão de mudanças,de descobertas, de novos caminhos e uma história diferente.
Naquele início de noite, respirou aliviada, estava a cada dia mais certa do caminho que queria seguir.








Tainá Lima

Think about